Sono da Grávida

 

Gravidez não é doença, mas é um estado especial, como eu costumo dizer. E hoje, no Dia da Grávida, como não poderia deixar de ser, venho-vos falar sobre como a mulher grávida pode melhorar o seu sono, já que muitas vezes existem problemas de sono na gravidez.

Então, quais são os aspectos a cuidar durante a gravidez para promover o bom sono e uma gravidez saudável?

– Ter horários regulares e adequados de sono ajuda a promover um bom sono ajudando o relógio biológico a estimular o adormecimento.

– Haver períodos de exposição solar diariamente, influencia o organismo a sincronizar-se com o ciclo circadiano.

– Beber água de forma ponderada, de forma a reduzir a necessidade de acordar durante a noite para ir ao WC:
A chave consiste em 3 passos básicos:
1. Beber a maior parte da água durante a manhã e primeira parte da tarde;
2. A meio da tarde começam a reduzir o consumo;
3. E, finalmente, uma hora antes de deitar deixam de ingerir líquidos (incluindo sopa).

– Fazer exercício físico regular, principalmente da parte da manhã e nunca de noite, promove um sono saudável.

– A sesta pode ser importante para equilibrar o cansaço na gravidez, se não durar mais que 30 minutos e tenha lugar após a hora do almoço, caso contrário pode influenciar negativamente o sono nocturno.

– Dormir, na maior parte do tempo, para o lado esquerdo porque melhora a circulação por comprimir menos a veia cava; reduz o risco de ronco, refluxo esofágico e dores nas costas; facilita a circulação sanguínea e reduz a sensação de mal-estar provocada pela pressão do útero sobre os vasos sanguíneos principais o que influencia, também, os níveis de oxigénio e nutrientes que chegam ao bebé através da placenta e ajuda igualmente os rins a trabalhar mais eficientemente diminuindo o inchaço (edema) dos tornozelos, pés e mãos provocado pela retenção de líquidos e deficiente circulação sanguínea.

– Cuidar da alimentação para dormir bem: evitar comer doces, gorduras e salgados à noite; os alimentos como chocolate, café, chá ou qualquer outro que contenha cafeína deve ser consumido com moderação e serem evitados a partir da parte da tarde; os alimentos que contém o aminoácido triptofano devem fazer parte de um lanche leve antes de dormir. ( ex: papas de aveia ).

– Evitar contacto com luzes artificiais perto dos olhos provenientes de écrans como telemóveis e tablets 30 minutos antes de dormir, pois estas luzes inibem a produção de melatonina, a hormona do sono.

– Criar um ritual relaxante para dormir, pedindo uma massagem ao companheiro, fazer meditação, evitar ler temas que provoquem ansiedade ou ter alguma actividade estimulante antes de dormir.

Procure dormir bem na gravidez, caso não esteja a ser possível com estas sugestões, procure ajuda profissional, pois o seu descanso é essencial, não só para a gravidez em si, mas também para poder receber o seu bebé da forma mais descansada possível.

Saiba mais sobre a Consulta do Sono para Grávidas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *