psicologa_teresa_sousa_foto

Psicóloga clínica de formação base, fascinada pelo comportamento humano e sua complexidade, especialista em ritmos de sono (área comportamental) e eterna “estudante”, sou eu, Teresa Sousa.

Durante a minha infância, lembro-me de ouvir os meus pais falarem sobre as terríveis noites que lhes fiz passar. Noites de andarem de carro às voltas, até eu adormecer, para chegar a casa e imediatamente abrir o olho, noites passadas comigo ao colo até não poderem sentir mais as costas, noites de verem o sol nascer, noites de choro constante, noites desesperantes… Além das noites difíceis, durante o dia coleccionava colos para dormir: colo da mãe, colo do pai, colo da avó, colo da bisavó… Todos andavam exaustos e a minha mãe emagrecia a olhos vistos. Esta história determinou a vontade e confiança dos meus pais em terem mais filhos. A privação de sono pode realmente marcar uma infância e tornar muito mais difícil o papel de mãe e pai.

Foi assim até quase aos 6 anos. Já na adolescência, lembro-me de detestar acordar cedo de manhã e agora, já mãe, adoro dormir a sesta, sempre que o tempo permite. Tornei-me numa dorminhoca!

Quando fiquei grávida, tive medo de ter a “sorte” de ter uma criança difícil tal como eu fui. Comecei a estudar, com base científica, o sono infantil e descobri muitas coisas que me fizeram apaixonar sobre este assunto. Descobri que muitos bebés e crianças dormem mal por causas comportamentais e não fisiológicas e, acima de tudo, que as perturbações de sono na infância tinham solução, ao contrário da ideia que só com o tempo é que passa.

Felizmente, o meu receio de ter um filho que não dormisse adequadamente não se concretizou e, apesar de todos os desafios que nos tem colocado, a nossa filha tem sido um verdadeiro exemplo de que com dedicação e com as estratégias adequadas é possível, desde cedo, estimular uma boa relação com o sono.

quem_sou_baby

A par deste meu interesse e estudo/formação aprofundada sobre o sono infantil surgiu a criação da Consulta de Sono do Bebé e da Criança no Grupo HPA Saúde, em 2013, uma realização que me tem trazido muita satisfação e que me tem dado a  oportunidade de trabalhar na Maternidade do Hospital Particular do Algarve, apoiando as recém-mamãs ao nível psicológico, sempre que necessário, conversando com os recém papás sobre as características do sono dos bebés mais pequeninos e dando algumas indicações essenciais, no sentido de ajudar a guiar o bebé a estar mais bem disposto e a descansar melhor. O contacto diário com pais e recém-nascidos na Maternidade, bem como com toda a equipa da maternidade, tem sido uma experiência maravilhosa, extremamente enriquecedora e uma fonte fundamental de conhecimento, pois cada bebé é um bebé e cada família, uma família.

quem_sou_gravidaAlém disso, participo como formadora no curso de preparação para o nascimento e parentalidade – Ervilhitas, nos módulos de “Parentalidade” e “Sono do Bebé”, também desde 2013. Comunicar e colocar a pensar sobre aquilo que considero basilar nesta fase tão inesquecível da vida de um casal, tem sido um desafio importantíssimo.

Durante este meu percurso, tenho continuado o meu estudo e formação, em áreas paralelas como o aconselhamento em aleitamento materno, pois o sono não existe sem uma alimentação adequada e, mais recentemente, formei-te também em aconselhamento do sono na gravidez.

Com este novo site pretendo partilhar informação que considero relevante, criar um elo de comunicação sem fundamentalismos, divulgando os meus serviços, bem como, oferecer aos pais e futuros pais ferramentas práticas para lidarem com os problemas de sono que surgem com a gravidez ou após o nascimento de um filho.

“Um sonho: que todos durmamos bem, para uma melhor saúde e bem-estar familiar!”

favicon_a

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar